Fruto da guerra que dilacerava o país, e da desestruturação do tecido económico e social nacionais, no período pós independência, nada de tão importante e significativo se registara na promoção da cultura e das artes, com a abrangência do emergido concurso TOP DOS MAIS QUERIDOS.
Fizeram parte desta gesta os radialistas, João Chagas, Paulo Araújo e Sérgio Carvalho (mentores da ideia) e Gilberto Júnior (Realizador das cinco edições subsequentes).
O TOP DOS MAIS QUERIDOS ganha dimensão nacional a partir de 1983, tendo numa primeira fase o condão de confirmar a popularidade de artistas já consagrados como Pedrito (vencedor em 1982, 1984 e 1986), Proletário (1983), e dos agrupamentos musicais do calibre dos Jovens do Prenda (1982 e 1983), e dos Kiezos (1984 e 1985).
Concomitantemente, revelaram-se através do TdMQ, nomes como os de José Kafala (vencedor de 1985), Mamborró (1987), Jacinto Tchipa (1988 e 1989), Os Pacíficos da Huíla (1990), e Moniz de Almeida (1991).
O conflito pós eleitoral de 1992 obrigou que o TOP DOS MAIS QUERIDOS, não se realizasse ao longo de nove anos, isto é, de 1992 ao ano 2000.
Em 2001, o Top ressurge com uma majestosa Gala de multidões realizada na Província de Benguela, onde para surpresa geral sagra-se vencedor o cantor Jovem Leão, da Província do Bengo, dando assim início a segunda fase do concurso.
Entre 2002 e 2011, definitivamente, o TOP DOS MAIS QUERIDOS sedimentou os créditos firmados na década de 80, consagrando o músico Euclides da Lomba (2002), Patrícia Faria (2003), Sabino Henda (2004), Bangão (2005), Mig (2006), Matias Damásio (2007), Maya Cool (2008), Yuri da Cunha (2009), Yola Semedo (2010), e Paulo Flores (2011).
Ao longo dos mais de trinta e cinco anos de existência do TOP DOS MAIS QUERIDOS, notabilizaram-se vários factos dignos de registo:
– Em 1984, o concurso serviu de motivo para a realização da primeira grande maratona musical realizada em Angola, tendo como palco a Floresta da Ilha de Luanda, no denominado RÁDIO FESTIVAL, congregando mais de cem mil pessoas, ao longo de 24 Horas, consecutivas de Espectáculo;
– Ao contrário do que se verificava desde 1982, nas primeiras quatro edições do concurso, o seu regulamente permitia que fossem consagrados vencedores nas classes, individual e de agrupamentos musicais;