INFORMAÇÃO

TOP DOS MAIS QUERIDOS

“CT1” A HISTÓRICA CABINE TÉCNICA DA RNA

 

A produção de música angolana na Rádio Nacional de Angola (RNA) teve início no período que antecedeu a independência nacional, foi seu impulsionador o Senhor Álvaro da Fonseca, na altura responsável da área de captação de som mais propriamente dos Sectores de Reportagem e Sonorização.

Com limitadas condições técnicas essa atividade era realizada nos estúdios de sonorização mais propriamente na CT10 (Cabine Técnica número dez), equipada com uma mesa de mistura de marca Phillips de 12 entradas e máquinas de reprodução gravação de fita AMPEX de apenas 4 pistas.

 

 

Alguns sucessos da época interpretados por Santocas (massacres de Kifangondo), Miró (a independência está chegando), Santos Júnior (estrangeiro), Kissanguela e todos os seus sucessos, entre outros foram captados e registados na CT10.

A CT1 (Cabinete Técnica número um) surge nos primeiros anos pós Independência (anos 80) na sequência da visão estratégica e dinamismo da então Direção da Rádio Nacional superiormente dirigida por RUI CARVALHO.

 

O acervo musical nacional era quase inexistente pois na antena da então Emissora Oficial Angola predominava uma política e cultura musical de interesse meramente colonial.

O ritmo e a tradição cultural da Província ou Estado de Angola, não tinha espaço no espectro radioelétrico da então Emissora Oficial.

Ao aparecimento da CT1 estão ligados os nomes de Domingos Neves que dirigiu e executou a montagem e instalação de todos os equipamentos e meios técnicos, bem como de Guilherme Mogas que comandou a construção e supervisão arquitetônica dessa importante área de serviço da Rádio Nacional de Angola.

A CT1 nasce na Angola Independente dando um impulso quantitativo e qualitativo na produção da nossa música permitindo dessa forma levar através das nossas emissões ao vasto auditório o hábito e a agradável sensação de se deliciar e dançar ao som do perfume dos nossos ritmos.

Neste momento que se homenageia a produção de música nacional na CT1 é justo que se destaquem também nesta ocasião alguns nomes de técnicos envolvidos nesta gigante e patriótica tarefa, nomeadamente:

Álvaro da Fonseca, Artur Arriscado, Fernando Neves, Artur Neves, Ferreira Marques, Henrique Santos, Sérgio Carvalho, Ondino Airosa, Firmino Andrade, Moises Dembi, Ferreira Valentim entre outros.

Alguns destes profissionais destacaram-se ao longo de vários anos na cobertura técnica , registo e transmissão em direto de inúmeros espetáculos e festivais musicais realizados ao longo de muitos anos.

Adstrita o CT1 criou-se um importante sector que se ocupou durante muito tempo da captação e registo nos diferentes Municípios e lugares das diferentes províncias dos vários ritmos da tradição e hábitos culturais do nosso povo.

 

Elaborado por: Vital Dias ( Memórias)